Habilidades de um negociador
O propósito deste artigo é o de examinar alguma das características que constituem um negociador eficaz, especialmente aquelas que talvez não dependam tanto de uma educação formal para serem desenvolvidas.
O que então indicaria que eu, você ou nosso concorrente sejamos bons negociadores?
A primeira constatação é que o juízo, sobre o que é ser um bom negociador não deve vir de nós mesmos, mas das pessoas com quem negociamos. É algo semelhante à nossa voz que, no gravador é uma e a que ouvimos ao falar é outra. Qual delas é a verdadeira? Certamente a do gravador, pois é a que todos escutam igualmente.
Se as pessoas nos procuram para a posição de mediadores de conflitos, pendências, esse é um indicador que nos respeitam como negociadores.
Se nos pedem para sermos mentores de jovens talentos, também é uma constatação que temos o que "ensinar" em negociação.
Se as pessoas pedem que você seja o portador de uma notícia não muito boa é porque entendem que você tem a habilidade em dizer as verdades na hora certa e da maneira mais adequada, fundamental característica de um bom negociador.
Quando as pessoas que trabalham e também convivem socialmente com você identificam que a habilidade de conseguir resultados através do relacionamento está presente nos dois campos (trabalho e família, por exemplo), isso certamente retrata o reconhecimento de sua competência como negociador.
Pense nas "pessoas difíceis" em sua organização, se você se dá bem com elas, significa que pode lidar com comportamentos antagônicos, irascíveis, etc.
Negociar de forma diferente, específica a cada negociação, procurando caminhos customizados evitando usar fórmulas que deram certo na negociação anterior, certamente indica também que você é um negociador