Processos decisórios
Administração
Processos Decisórios
PROCESSOS DECISÓRIOS E TOMADA DE DECISÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Débora Evelin
Jackson Tota
Jundiaí, 10 de Abril de 2013
PROCESSOS DECISÓRIOS E TOMADA DE DECISÃO NAS ORGANIZAÇÕES
O processo de tomar decisões, como parte do trabalho dos administradores, foi destacado por diversos praticantes e estudiosos da administração, como Fayol e Mintzberg. Estudar o processo de tomar decisões ajuda a compreender o trabalho gerencial e a desenvolver as atividades de administrador. Na seleção de futuros gerentes, muitas organizações procuram avaliar a aptidão dos candidatos para analisar e resolver problemas, individualmente e em grupo. Esse é um indício a mais, da importância da capacidade de tomar decisões no elenco da capacidade dos gerentes.
Por causa dessa importância, o processo de tomar decisões firma-se como sendo uma disciplina com vida própria dentro do campo da administração. Assim sendo, diversas técnicas foram desenvolvidas, para tornar mais fácil e com mais qualidade a participação dos gerentes, como de outros profissionais dentro desse aspecto de trabalho. A Atividade de tomar decisões é crucial para as organizações.
Essa atividade acontece todo o tempo, em todos os níveis, e influencia diretamente a performance da organização.
Esse processo precisa ser bem compreendido para ser levado a bom termo. Discorre-se sobre algumas premissas básicas, a importância e os níveis administrativos em que estas decisões acontecem. A dificuldade em se ter a decisão perfeita é contemplada quando se discute as dificuldades encontradas no momento da decisão e a racionalidade das decisões. As considerações feitas sobre as dificuldades encontradas no momento de decisão baseiam-se principalmente em Kendall e Kendall (1991). É esta abordagem, a das dificuldades, que mais enriquece este trabalho.
Uma decisão é uma escolha para enfrentar um problema. A decisão conduz a outra situação, que pode exigir