processos decisórios
Os primeiros estudos de processos decisórios consideravam a existência de um modelo único de decisão, aquele que objetivava a maximização dos resultados da empresa. Ao aprofundar estes estudos, foi detectada incoerência entre as decisões realizadas e analisada e a racionalidade.
Cláudio Márcio29 de outubro de 2007
Os primeiros estudos de processos decisórios consideravam a existência de um modelo único de decisão, aquele que objetivava a maximização dos resultados da empresa. Ao aprofundar estes estudos, foi detectada incoerência entre as decisões realizadas e analisada e a racionalidade, ou o Modelo de Decisão Racional para entender como decisões eram feitas em aparente conflito com a racionalidade administrativa, foi comprovado que existiam limites para esta racionalidade e foi criada o Modelo de Decisão da Racionalidade Limitada.
Após o aprofundamento sobre as discussões que a racionalidade limitada iniciou, estudou-se novos modelos de tomada de decisão. Sobre a organização como um sistema social cooperativo, primeiramente divide-se o termo "sistema social cooperativo" em três palavras e decifra-as. Sistema é um meio em que as decisões tomadas em uma parte deste meio, interferem nas decisões que serão tomadas nas demais partes deste meio. Social é um modo de tomada de decisão em que os prejuízos e benefícios por uma decisão bem ou mal tomada no sistema são compartilhados por todos os agentes direta ou indiretamente mediata ou imediatamente, perceptivelmente ou não. Cooperativo significa "que trabalha junto", ou seja os agentes trabalham juntos, fisicamente ou não, mas que de alguma forma o trabalho destes agentes são interdependentes. Pode ser trabalho em série, simultâneo, complementar, suplementar, supervisão e outras formas de unir o trabalho de vários agentes com um objetivo maior comum. Unido as três definições, pode-se concluir que uma organização é composta por pessoas que convivem num sistema, trabalham juntas e