Ponte de macarrão unip
Atividades Práticas Supervisionadas – APS
Trabalho: Ponte de Macarrão
São Paulo
Novembro/2012
Participantes
Marco Antonio de Oliveira – T657EA-4
Felipe Paes de Sousa - A77277-4
Daniel Vidal de Andrade – B04597-3
Marcos Tadeu R. Gonçalves – A99474-2
Caio Henrique Silva Frazão – A38HFB-8
Jessica Felix da Silva – B0370C-1
Hugo Napoli Santos – A77CHB-3
Daniel Willian Santos Lima – A76IEG-5
Bruno Henrique Pires – A741DF-7
Introdução
Na construção de uma Ponte de Macarrão, tendo em vista o aprendizado por experimentação, tivemos a oportunidades de estar a frente de um projeto. A intenção de nos dar um primeiro contato prático a alguns assuntos que ainda não estudamos a fundo é de grande valia, pois, com isso fomos abrigados a pesquisar as referencias necessárias para fazer o trabalho.
Objetivos do trabalho
* Construir uma ponte de macarrão tipo espaguete; * Cumprir a prova mínima da competição que é aguentar um peso mínimo de 2kg; * Aprender mais sobre a matéria dada em sala de aula sobre estática, pressão etc, e já ter uma base prática para futura matérias do decorrer do curso de engenharia.
Passos para construção da PONTE DE MACARRÃO
Material utilizado
* Macarrão espaguete número 7 da marca Barilla; * Cola quente; * Cola fria (cola de contato e bicomponente); * Barra de cano para água fria de ½” PVC, com 20 cm de comprimento; * Barra de aço de construção de 8mm.
Passo a passo da construção;
Nós decidimos confeccionar uma ponte em arco devido ao fato de acharmos que uma ponte de arco nestas circuntâncias suportaria o maior peso possível considerando a fragilidade do material de construção.
Cortamos os fios de macarrão nas medidas que calculamos e as unimos em peças para a montagem da estrutura.
Para a base horizontal da ponte, por ser uma área de menor compressão, optamos por fazer como se fossem vigas retangulares com 18 fios de macarrão, e o arco superior