Habilidades dos negociadores
Este trabalho tem por finalidade abordar as habilidades essenciais para os negociadores e seu papel afim de conseguir sucesso em uma negociação.
2. AS HABILIDADES ESSÊNCIAIS DOS NEGOCIADORES
Em um mundo globalizado, onde a competição estabelece relações de trocas cada vez mais complexas, saber negociar é fator determinante para uma vida profissional, e até mesmo pessoal bem sucedida.
Conseguir sucesso em uma negociação não é uma tarefa fácil, exige determinação e planejamento. O papel do negociador é tornar-se cada vez mais preparado para definir o processo de negociação, considerando - o um processo sistêmico onde é necessário avaliar as entradas e saídas, utilizar as variáveis (informação, tempo e o poder) para elaborar melhor sua estratégia de ação e aperfeiçoar suas habilidades a fim de conseguir ser um negociador de sucesso.
É evidente a importância das habilidades essenciais das pessoas que negociam profissionalmente em um mundo moderno. E são essas habilidades que diferem os grandes negociadores das pessoas comuns, a calma a segurança e a perspicácia são talentos desenvolvidos por esses profissionais ao longo do tempo.
Durante o processo, várias habilidades serão exigidas dos negociadores, demonstrando a complexidade envolvida em uma negociação, mas existem habilidades essenciais que, sempre serão fundamentais.
Habilidade de concentrar-se nas ideias: Não levar a discussão para aspectos pessoais e deixar claro seu ponto de vista, encarando a discussão como uma oportunidade de reflexão e não impondo que o outro esteja errado.
Habilidade de discutir as proposições: Ter uma discussão efetiva e objetiva, sem desviar o diálogo para improdutividade.
Habilidade de proporcionar alternativas as outras partes: Sempre buscar novas alternativas para ambos os lados afim de uma negociação ganha-ganha.
Habilidade de apresentar propostas concretas: Ser objetivo apresentando propostas concretas e bem estruturadas, fornecendo alternativas para