As contribuições do espaço de Educação Infantil para os primeiros contatos com a leitura e a escrita.
No desenvolvimento, a imitação e o ensino desempenham um papel de primeira importância. Põem em evidência as qualidades especificamente humanas do cérebro e conduzem a criança a atingir novos níveis de desenvolvimento. A criança fará amanhã sozinha aquilo que hoje é capaz de fazer em cooperação. Por conseguinte, o único tipo correto de pedagogia é aquele que segue em avanço relativamente ao desenvolvimento e o guia; deve ter por objetivo não as funções maduras, mas as funções em vias de maturação. (Vygotsky, 1979:138).
A citação acima nos leva a considerar a importância fundamental da educação infantil para o desenvolvimento da criança, etapa da Educação Básica (LDB) que corresponde aos primeiros contatos da criança com um ambiente diferente do que lhe é familiar, sendo assim estimulada a interagir com outros indivíduos, e conduzida a atingir novos níveis de desenvolvimento.
Uma das ideias principais da teoria sócio interacionista de VYGOTSKY (1934) em relação ao desenvolvimento infantil referem-se à possibilidade de interação social e à troca de informações e conhecimentos por meio do diálogo e das relações de grupo, que podem ocorrer permanentemente nos espaços de educação infantil, onde as crianças são mais estimuladas a dialogar, até mesmo pela disposição das mesas que são coletivas, as rodinhas diárias, a hora da brincadeira, em fim, são momentos muito prazerosos em que as crianças comunicam-se constantemente entre si e com a professora. Podemos observar que os espaços de educação infantil, por serem espaços em que a avaliação ocorre constantemente, e as crianças estão mais livres para dialogar e construir coletivamente, fazer com o outro, proporcionam um desenvolvimento constante que identifica-se e relaciona-se com a teoria de Vygotsky da Zona de Desenvolvimento Proximal(ZDP), que define-se como:
Ela é a distância entre o nível de