trabalhos
Sorriso 2014/01
ADRIANA BRASILIENSE NEVES
JULIANA LOURENÇO NUNES
Eixo Temático: DESENVOLVIMENTO INFANTIL E SUAS LINGUAGENS
RESUMO
Desde o nosso nascimento estamos acumulando conhecimentos, para utilizarmos quando precisamos resolver problemas, estes esquemas são organizados em nosso cérebro. As inteligências vão sendo desenvolvidas continuamente ao longo de nossas vidas, mas em especial na fase da infância de 0 aos doze anos, que temos maior abertura para o desenvolvimento das diversas inteligências. A criança desde o momento do seu nascimento é envolvida por um universo de linguagens, dentre as quais está fundamentalmente à linguagem verbal. Essa questão pode ser verificada a partir de palavras usadas a princípio com o objetivo de mostrar o sentimento de carinho sentido pela mãe, pai, tias, avós, e por todos aqueles que usam as palavras para se comunicar com a criança.
Palavras-chaves: Educação infantil, desenvolvimento, educador
• Estabeleça uma descrição fundamentada pela teoria de práticas pedagógicas, que contribuem para o desenvolvimento das linguagens na educação infantil.
A identidade do educador é construída ao longo de sua trajetória profissional, ao desempenhar as diferentes funções características do magistério.
Todo profissional que trabalha com crianças sente que é indispensável haver um espaço e tempo para a criança brincar e assim melhor se comunicar, se revelar: o médico que cria jogos com objetos no consultório, o vendedor que provoca uma brincadeira com o comprador-mirim, o professor que possibilita situações lúdicas em sala de aula etc., são exemplos claros desta situação. Quanto mais rico e desafiador for o ambiente, mais possibilitará a ampliação do autoconhecimento e auto-estima.
A perspectiva construtivista coloca a criança como centro dos processos de aprendizagem. Atribui a ela um papel ativo, como a responsável por seu próprio processo de aquisição