resumo escola estrategico
Escolas Prescritivas
A Escola Prescritiva é dividida em três escolas menores. A Escola do Design busca adequar as capacidades internas da empresa com as possibilidades externas, posicionando a empresa em seu ambiente. A Escola do Planejamento é uma maneira de formalizar a organização, ajudar na formulação das estratégias e em sua implementação e controle. A Escola do Posicionamento diz que antes do planejamento estratégico, deve ocorrer uma análise da empresa e de seu ambiente externo.
Escolas Descritivas
A Escola Descritiva é dividida em seis escolas. A Escola Empreendedora vê a criação da estratégia como um processo visionário, dependendo da intuição do líder. A Escola Cognitiva diz que a formação da estratégia é um processo mental, os indivíduos recebem as informações vindas do exterior e criam uma estratégia na mente. Escola do Aprendizado acredita que esse processo de criar e executar as estratégias são um processo estruturado no conhecimento, um processo de aprendizagem. Escola do Poder, a formação da estratégia é um processo de negociação, sofrendo influência do poder e da política, dividido em micropoder e macropoder. Segundo a Escola Cultural, as estratégias são fruto de um processo coletivo de interação social e nas interpretações dos membros da organização. Na Escola Ambiental acredita-se que a formação de estratégia é um processo reativo, a organização reage ao ambiente, criando a estratégia a partir do que o ambiente apresenta.
Escola Configurativa
É composta somente pela Escola da Configuração, que acredita que a estratégia é formada através de um processo de transformação, principalmente das inovações e das mudanças estruturais. As empresas