Livro safari de estratégia, resumo capitulo 3
A escola de Planejamento: A formação de Estratégia como um Processo Formal A década de 70 viu a divulgação, milhares de artigos em publicações acadêmicas e na imprensa de negócios, esse fato foi um enorme sucesso, pois implantou nas mentes dos gerentes, uma espécie de imperativo a respeito do processo: que era moderno e progressivo e os gerentes deveriam querer ter mais tempo para dedicar a ele. A estratégia devia ser guiada por um quadro de planejamento educado. A escola de planejamento originou-se ao mesmo tempo em que a escola de design. Cada escola segue um caminho diferente. Para muitos o planejamento se tornou não apenas uma abordagem a formação da estratégia, mas uma virtual religião a ser pregada com o fervor de missionários. Este capítulo começa com uma discussão do modelo básico de planejamento e logo em seguida traça as premissas-chave da escola de planejamento.
O modelo básico de planejamento estratégico Existem muitos modelos diferentes de planejamento estratégico. Porém a maior parte se reduz às mesmas idéias básicas: Modelo SWOT.
Principais etapas: * Estágio de fixação de objetos: Desenvolveram extensos procedimentos para explicar, quantificar as metas da organização. * Estágio da auditoria externa: Uma vez estabelecidos os objetivos, os dois estágios seguintes, são para avaliar as condições externas e internas da organização. * Estágio de auditoria interna: O estudo de forças e fraquezas foi sujeito a uma extensa decomposição. * Estágio de avaliação da estratégia: A literatura de planejamento recuperou o que havia perdido no anterior. * Estágio de operacionalização da estratégia: Maior parte dos modelos se torna muito detalhada. * Programando todo o processo: Programar o cronograma pelo qual elas são executadas.
Selecionando as hierarquias Juntando tudo isso terá um modelo abrangente de planejamento estratégico. De um lado, estão as estratégias e programas sob o rótulo planejamento de