Desenvolvimento e aprendizagem (0 aos 6 anos)
RA: 20258865
Curso: Pedagogia
Disciplina: Concepções da Educação Infatil
Resumo: Desenvolvimento e Aprendizagem na etapa de 0 a 6 anos.
De: Bassedas, Huguet e Solé
1.1INTRODUÇÃO
A ideia será apresentar questões à respeito do desenvolvimento e da aprendizagem nos primeiros seis anos de vida. Em uma segunda etapa será de estdar os principais marco do desenvolvimento da criança (motor, cognitivo, afetivo)
1.2 COMO SE DESENVOLVEM E APRENDEM AS CRIANÇAS DA ETAPA DE EDUCAÇÃO INFANTIL?
Para se explicar todo o processo de desenvolvimento, vamos definir três conceitos. São eles:
Maturação: Passamos a definir como todo o processo de desenvolvimento físico e mental, como este desenvolvimento dos ossos e neurônios.
Desenvolvimento: Seriam as funções humanas (linguagem, raciocínio, memória, atenção, estímulo). Este processo sempre está em desenvolvimento e não apresenta um fim, onde eles passam de seres dependentes para seres com mais autonomia.
Aprendizagem: são os processos que envolvem conhecimentos, valores, habilidades, que forma a conduta do indivíduo conforme o seu processo de socialização.
Como ocorre o processo de desenvolvimento? Em que consiste?
De zero a seis anos a criança para por um complexo desenvolvimento, onde a sua capacidade inicial é pouca, somente com cuidados com a higiene, depois essas necessidades vão ficando maiores, onde as crianças já começam a questionar com quem querem ficar ou o que querem fazer.
O ser humano é o único que pode planejar suas ações e também é visto como um ser diversificado, pois cada um tem seu desenvolvimento, tanto físico, quanto mental.
Qual é o papel da herança no decorrer do desenvolvimento?
Ao nascer a criança recebe de seus pais uma herança genética, onde é definido traços físicos, tais como a cor dos olhos, do cabelo, sua altura e até mesmo o seu sexo. Nascendo também com o cérebro que não impões limitações e é onde