Aplicação do teste de linguagem técnica de leitura/escrita
2012 – 2013
PSICOLOGIA
Psicologia da Linguagem
APLICAÇÃO DO TESTE DE LINGUAGEM TÉCNICA DE LEITURA/ESCRITA
Ana Cláudia Fernandes de Castro (nº 21204764)
Ana Luísa Sousa Almeida e Silva (nº 21104842)
Flávia Maria Mendonça Sousa (nº 21104767)
Patrícia I. Borges da C. Henriques (nº 21100259)
Turma: 2D1
Docentes: Maria Fernanda Salvaterra Susana Marques da Cunha Susana Veloso
Índice
Introdução
Parte Prática
Discussão dos Resultados
Bibliografia
Anexos
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Psicologia da Linguagem e pretende abordar alguns conceitos básicos e terminologias, bem como os procedimentos de aprendizagem e desenvolvimento da Linguagem.
Neste trabalho foi-nos proposta a aplicação de uma prova de linguagem técnica da leitura/escrita a um casal de crianças de 5 anos e outro de 6 anos, 4 crianças no total, de acordo a verificarmos se com a mesma idade e/ou com um ano a mais, bem como considerando o sexo, se registam dissemelhanças nos resultados obtidos.
Contemplamos a realidade de as crianças com 6 anos já se encontrarem a aprender a ler e a escrever e as de 5 nem por isso, de forma que são previsíveis as dificuldades inerentes na realização do teste, até porque algumas das terminologias que o teste avalia, são competências que as crianças ainda não adquiriram ou estão a adquirir.
Este teste tem como objetivo a avaliação das competências (cognitivas) utilizadas em contexto educacional em que trabalham a aprendizagem da linguagem e da escrita (Martins, Mata e Peixoto, 2000).
O objetivo destes estudos são compreender o que frea a criança na aquisição das competências linguísticas e de escrita, para melhor as ajudar a ultrapassar este obstáculo visando o seu sucesso, tudo isto durante a sua aprendizagem inicial, porque logo que se detetem dificuldades, mais cedo se intervém (Lima, 2009).
Pressupostos básicos na aquisição e