Relatório de estágio recreação na educação
O Professor é um facilitador, e deve ter a função de proporcionar as crianças experiências, que possam trazer crescimento á elas. E a brincadeira é capaz de produzir experiências muito positivas na vida das crianças, pois para elas o brincar é fundamental.
O educador é um mediador que proporciona à criança oportunidades de manifestar através das trocas de experiências e brincadeiras, sentimentos e emoções vividas no seu cotidiano. Para isso, o educador precisa entender que educar é escutar a criança, envolvendo-se com criatividade na vida da mesma. Respeitando-a como ser único capaz de criar e produzir ações estabelecendo relações com o meio em que vive.
Não há como dissociar a brincadeira da Educação Infantil. Desde o início, ela é utilizada por pessoas que foram os precursores nesta área. Maria Montessori em seu método pedagógico, usou a brincadeira como um dos elementos mais importantes, e ao observar as crianças brincando naturalmente, elaborou seu sistema educativo.Somente a partir do Século XX, a brincadeira passou a ser vista como uma forma de aprendizagem e pode ser considerada educativa.
O brincar para a criança é muito importante para o seu desenvolvimento, pois através do lúdico que a mesma aprende a interagir com os outros, e compartilhar as diferenças de uma maneira espontânea. Brincar é sem dúvida, uma forma de aprender, experimentar, relacionar, imaginar. A brincadeira não envolve apenas o aspecto cognitivo, envolve a criança plenamente na prática social, facilitando a interação dela com o seu meio de convívio.Por esse motivo, é muito importante garantir no ambiente escolar, tempo e espaço para o brincar.
Vygostsky enfatizou que a vivência em sociedade é essencial para a transformação do homem e a criança inicia este