Dislexia
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
O uso da web no combate a dislexia
CURSO: Sistemas de Informação TURMA: SII3BN-RJA
Professor: Walisson Ferreira de Carvalho
Ana Carolina da Costa Souza, Arthur Araújo, Gustavo Felipe Teixeira, Helbert da Silva Arêde, Igor Araújo Villela, Isabella Cristina Nunes de Souza, Lorena Freitas Corrêa, Ricardo Soares
RESUMO Definida como um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia é um fator de maior incidência nas salas de aula, baseando-se nisso, este trabalho visa o desenvolvimento de um website com o objetivo de combater a Dislexia através de exercícios que irão ajudar os usuários nas áreas de memorização, percepção auditiva, percepção visual e analise fonética.
Palavras chaves Dislexia, Distúrbio, Website, Scrum.
1. Introdução
A dislexia é um distúrbio de aprendizagem que tem centralizado atenções pelo motivo de acometer diversas crianças em idade escolar, com isso debates educacionais juntam profissionais de diversas áreas na tentativa de desvendar e conceituar esse distúrbio.
Segundo Susan Brady, Hugh Catts, at al (2003).
“Dislexia é uma dificuldade de aprendizagem de origem neurológica. É caracterizada pela dificuldade com a fluência correta na leitura e por dificuldade na habilidade de decodificação e soletração. Essas dificuldades resultam tipicamente do déficit no componente fonológico da linguagem que é inesperado em relação a outras habilidades cognitivas consideradas na faixa etária”.
No entanto, a dislexia não se trata exclusivamente de uma dificuldade de aprendizagem, ela pode apresentar vários transtornos nas áreas cognitivas, como audição e fala.
De acordo com Lyon (1995), é importante reconhecer que muitos indivíduos com dislexia têm deficiência e comorbidades em outras áreas cognitivas e acadêmicas. Apesar dessas dificuldades, o fato de serem portadores desse distúrbio, tais pessoas apresentam capacidade