PRAÇA DAS ARTES - BRASIL ARQUITETURA
PRAÇA DAS ARTES - DADOS
PROGRAMA:
Conjunto de edifícios que abriga os anexos do Teatro Municipal: Orquestras Sinfônica Municipal e
Experimental de Repertório, Corais Lírico e Paulistano, Balé da Cidade, Escolas de Música e de Dança,
Centro de Documentação Artística, Museu do Teatro Municipal, Administração, Salas de Recitais, áreas de convivência e estacionamento.
AREA:
28461,63 m²
CUSTO:
136 milhões de reais
PROJETO:
Brasil Arquitetura + Marcos Cartum
DATAS:
2006 – 2012
Prêmio APCA 2012
PRAÇA DAS ARTES - PROGRAMA
PRAÇA DAS ARTES
Inaugurada oficialmente no início de dezembro, a Praça das Artes está no coração da capital paulista. Seus autores são dois mineiros (Francisco Fanucci e Marcelo
Ferraz, do escritório Brasil Arquitetura) e um paulistano
(Marcos Cartum, da Secretaria Municipal da Cultura).
Concreto e vidro - sobretudo o concreto - dão forma à arquitetura do complexo, numa composição onde espaços não edificados têm significados tão intensos quanto os construídos.
PRAÇA DAS ARTES
Os volumes do conjunto alternam gabaritos de dois a 13 andares e constituem blocos monolíticos de mesmo tratamento que, a partir do miolo da quadra, expandem-se até o limite das calçadas, sem recuos frontais. O térreo de cada volume foi mantido livre para reforçar as conexões entre as ruas e os diferentes grupos de necessidades, virtude indispensável a um espaço urbano. A cidade entra por essas conexões; O conjunto é constituído por três módulos principais: o edifício destinado aos corpos artísticos; o estacionamento/praça (e sobre ele uma galeria); e o prédio das escolas de dança e de música e centro de documentação. Os dois últimos funcionam desde dezembro e o primeiro deve ser entregue até o final de 2013.
PRAÇA DAS ARTES
Os prédios dos conjuntos artísticos são composto por dois retângulos interpostos.
Uns dizem que as janelas foram feitas aletoriamente,
mas