Equipe de Alta Performance
Introdução: Vídeo
Grupos, Equipes e Equipes de Alta Performance:
Quando se fala em Equipe de Alta Performance, é preciso destacar que não se trata de apenas um grupo de pessoas, ou uma equipe. Partindo desse pressuposto, é importante definir o que significa cada um destes termos e sua principais diferenças.
Grupos: reunião de pessoas com um o mais objetivos, sem a preocupação com o desempenho coletivo. O resultado é individual.
Equipe: grupo de pessoas as quais se aplicam uma tarefa ou trabalho, sendo que o compromisso é de toda equipe.
Equipe de Alta Performance: pequeno numero de pessoas com habilidades complementares, comprometidas com o mesmo objetivo, as mesmas metas de desempenho e a mesma abordagem pelas quais elas se consideram responsáveis. Pode se verificar que as definições são muito próximas, e que a maior diferença está no ponto de vista do individuo ou da forma com que este integrante do grupo irá se comportar diante dos desafios apresentados.
Componentes de uma Equipe de Alta Performance e o papel do líder Competências complementares:
Uma equipe é criada para buscar o desenvolvimento de algo que um único indivíduo não seria capaz de criar. Para isso é preciso que haja complementaridade de conhecimento e habilidades. Ao selecionar os membros da equipe, o líder deve valorizar as diferenças entre as pessoas e selecionar pessoas que também valorizam e aceitem essas diferenças.
Objetivo comum:
Aqui todos tem de estar alinhados em torno do mesmo objetivo. A liderança tem papel fundamental na definição e na divulgação do objetivo, sendo responsável por garantir que todos se alinhem em torno de um objetivo comum. O objetivo comum é uma obsessão dos membros dessa Equipe. Sem objetivo, as pessoas perdem produtividade e se lançam cada uma em