Grupos e Equipes de Alta Performance
GRUPOS E EQUIPES DE TRABALHO
EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE
Profª Luciana
CLEONICE WURZBACHER
GLEICY DUARTE
RESUMO
Nossa proposta teórica fundamenta-se em verificar quais diferenças existem entre grupos e equipes, e como as equipes de alta performance são parte importante na estratégia das empresas no atual ambiente competitivo.
Foram identificados os fundamentos conceituais relacionados às características e desenvolvimento de uma equipe, abordando sua formação e a relevância da liderança no desenvolvimento das equipes, bem como a responsabilidade do líder em estabelecer as metas e a missão da equipe, promover estímulos através de comunicação clara e processos transparentes. Além disso, identificamos que as empresas devem proporcionar um ambiente adequado para implantação de uma equipe de alto desempenho. A pesquisa permitiu concluir, dentre outros aspectos, que as equipes de alta performance, quando bem implantadas e desenvolvidas, realizam projetos com o mínimo de supervisão possível e são altamente capazes de trazer soluções aos novos desafios.
Palavras Chave: equipes; grupos; equipes de alta performance.
1. INTRODUÇÃO
Vivemos atualmente na Era do Conhecimento, assim, é fácil perceber o surgimento e o rápido avanço de novas tecnologias, e como as Organizações estão cada vez mais se empenhando arduamente em conquistar mercados disputados.
Para assegurar sucesso competitivo, as empresas precisam investir na capacitação de seus talentos humanos tanto quanto é investido em ativos físicos, a fim de que essas pessoas tornem-se capazes de realizar atividades que ainda não sabem. (ALEIXO, 2003).
Tendo em vista esse ambiente altamente competitivo, as equipes são cada vez mais importantes dentro das Organizações como estratégia de negócio, a fim de atingir considerável resultado empresarial (MARTINI, et al, 2000).
De acordo com o que dizem Harvey e Finley (1997) há alguns anos não se comentavam em equipes, embora já existissem