engenharia
Otimização é o processo de procura por uma solução que forneça o máximo benefício segundo algum critério; ou seja, é a busca da melhor condição. Afirmamos que é procura porque nem sempre a condição ótima é alcançada, embora o ótimo seja sempre uma meta. Às vezes, restrições econômicas, de tempo, de recursos técnicos ou mesmo de falta de conhecimento limitam essa busca pelo ótimo.
Diversas técnicas de otimização são aplicadas, quer no projeto em si, quer no seu resultado. O engenheiro, além de conhecer de aplicar estas técnicas, tem de ter um sentido prático e considerar as particularidades de cada caso, com base na sua formação teórica.
Um caso simples e corriqueiro de otimização pode ser exemplificado através do processo de focalização da imagem de um retroprojetor, onde o critério - variável dependente - é a nitidez da imagem, e a variável independente é a distância entre as lentes do aparelho. Graficamente, este procedimento pode ser representado conforme mostrado na figura abaixo
Neste esquema podemos perceber a correlação que existe entre a realidade e a representação gráfica, pois enquanto as distâncias não estão adequada, não estaremos com a focalização otimizada.
Os engenheiros são por excelência identificadores, formuladores e solucionadores de problemas. A toda hora, em sua atividade profissional, estão às voltas com informações que, devidamente reunidas, ordenadas e trabalhadas, podem ser transformadas em resultados práticos e úteis.
Resolver problemas é uma atividade que sintetiza a importância da engenharia, sendo vital para a sua realização. Mas também é preciso identificar os problemas, encontrá-los, criá-los. Mais que isso, é essencial saber formular adequadamente as questões para as quais vamos procurar construir respostas.
Uma necessidade só vai ser um problema - tecnicamente resolvível - depois de ter sido formalmente prescrito. Sem esse conjunto, pouco pode ser feito
em