Equipes de alta performance
Publicado em Feb 28, 2013 por Redação
Muitas empresas estão revendo suas políticas de desenvolvimento de pessoas e reeducando os seus líderes a gerir pela influência e não mais pela força e poder
Como construir e manter equipes de alta performance?
No mundo corporativo, competitivo e inovador cresce a demanda por profissionais competentes, habilidosos e com atitudes construtivas. Além disso, uma exigência freqüente na contratação de pessoas para um novo posto de trabalho ou a promoção para um cargo superior é a capacidade de trabalhar em equipe.
As equipes são sistemas vivos, isto é, são formados por muitas partes interdependentes, e constituídas por seres humanos, por isso são dinâmicas por natureza, crescem, mudam frequentemente e podem se adaptar a mudanças no ambiente, possuem valores, história, estabelecem acordos e juntos empreendem no presente para atingir alvos futuros. É importante entender a diferença entre um grupo e uma equipe. Um grupo é apenas um conjunto de pessoas que trabalham individualmente com o propósito de atingir o êxito pessoal. Já uma equipe estabelece um sonho e, em conjunto, busca concretizar este objetivo coletivamente.
Segundo Caroline Calaça, especialista em coaching executivo, no trabalho em equipe a excelência passa a ser o alvo de todos e existe mais cooperação do que competição, uma vez que os indivíduos compreendem que o êxito dependerá das capacidades de cada um e que só obterão visibilidade como uma equipe de alta performance se cada membro oferecer o melhor de si, entendendo que ninguém, por mais capaz e competente, consegue reunir todos os talentos, habilidades e qualificações das quais uma equipe dispõe.
Uma equipe de alta performance é aquela que realiza tarefas e atinge os resultados esperados constantemente, sem altos e baixos. Seu desempenho é crescente. Desenvolve projetos mantendo coesão e parceria no alcance das metas coletivas e individuais e