Equipes de alta Performance
OS PRINCIPAIS FATORES QUE INFLUENCIAM O DESEMPENHO DAS EQUIPES
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
OS PRINCIPAIS FATORES QUE INFLUENCIAM O DESEMPENHO DAS EQUIPES
Projeto de Pesquisa apresentado em cumprimento ás exigências de conclusão do curso de Administração.
1. TITULO
OS PRINCIPAIS FATORES QUE INFLUENCIAM O DESEMPENHO DAS ESQUIPES.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
O mercado globalizado e extremamente competitivo, impõe desafios do alcance das metas cada vez mais ousadas, com equipes cada vez mais reduzidas sob a pressão de um tempo cada vez mais curto.
Diariamente, as organizações enfrentam os desafios do aumento de expectativas da performance, para atender as necessidades de acionistas, clientes, fornecedores e colaboradores.
É possível considerar, de maneira ampla, que todas as nossas atividades acontecem em um contexto de grupo e, nele, qualquer trabalhador é tão influenciado que o seu desempenho pode ser sensivelmente alterado.
Por outro lado não basta simplesmente colocar as pessoas juntas para que se alcance um bom desempenho. É preciso que a pessoa aprenda como interagir de maneira a compartilhar informações, confrontar diferenças e cooperar com os seus pares.
Na empresa moderna é nítida a preocupação e importância dos grupos para o alcance de melhores resultados, e isto ocorre em todos os níveis da hierarquia.
Os grupos se formam nas empresas com base no agrupamento por função (por tarefas que os seus membros executam) ou no agrupamento por fluxo de trabalho (desde o início do trabalho até sua conclusão).
Sabe-se que os resultados alcançados pelos grupos dependem muito do grau de participação de cada um, bem como do nível de empowerment (delegação, empodeiramento), de que as pessoas dispõem.
Especificamente isto é encontrado nas chamadas equipes autogerenciadas que são pequenos grupos de