Professor
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIAS E CONTABILIDADE
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
Disciplina de Administração Estratégica – Prof. Guilherme Said
Aluno: Matheus Leitão de Oliveira. - 0263145
LIVRO SAFÁRI DA ESTRATÉGIA
RESUMO DO CAPÍTULO 02 – A ESCOLA DO DESIGN
A Escola do Design é uma escola da Administração voltada para adequar as capacidades internas e as possibilidades externas de uma organização. Dentro desse contexto, a análise SWOT é fundamental para os gestores. A origem dessa escola está diretamente relacionada com publicações do grupo de Administração Geral da Harvard Business School.
Em modo de resumo, pode-se entender a Escola do Design como um fluxo com dois inícios, um focado para uma avaliação do cenário externo e outro voltado para uma análise interna da empresa. No que diz respeito ao cenário externo, a análise do ambiente no qual a empresa está inserida será base para uma avaliação das oportunidades e ameaças que aquele cenário pode fornecer. A partir disso, os gestores devem buscar fatores-chave para o sucesso no mundo corporativo e formularem suas estratégias.
Em outro ponto de vista, o interno, é necessário que o gestor tenha uma ideia bastante sólida de seus pontos fortes e suas fraquezas, com o objetivo de saber como pode se diferenciar do mercado e, assim, unir essa análise com a análise do cenário externo na formulação da estratégia a seguir. Essa estratégia, adicionada dos valores gerenciais e de princípios de responsabilidade social, é aprimorada e colocada em prática.
Existem quatro pontos que o gestor deve analisar em sua estratégia. A primeira diz respeito à consistência, que significa homogeneidade entre as ações a serem tomadas. Outro ponto é a consonância, que se refere à flexibilidade da estratégia para lidar com as mudanças do ambiente corporativo. A vantagem, a diferenciação entre a empresa e seus concorrentes, deve um ser assunto crucial nas reuniões sobre