escola Ambiental
Escola Ambiental
Resumo
O livro safari de estratégias traz ao leitor o conhecimento de Dez Escolas do Pensamento, apresentando suas vantagens e desvantagens no âmbito estratégico, proporcionando conhecer a essência que cada uma traz consigo. Os autores trazem através de cada escola pontos de vista diferentes sobre o ambiente interno e externo que compõe a organização.
Uma dessas escolas apresentadas é a Escola Ambiental. O ambiente se faz presente nas outras escolas, porém nesta, o ambiente externo tem grande importância, se sobrepõe à liderança e à própria organização. A Escola Ambiental trata-se de um conjunto de forças fora da organização, sendo vista como o ator principal. Nesta Escola, Mintzberg destaca o ambiente como o agente principal do cenário estratégico, onde a empresa aparece como um ator passivo que reage aos estímulos do ambiente.
Desse ponto de vista é possível ter um equilíbrio da visão global, requer habilidades em alto grau de refinamento, forçando o estrategista a considerar varias formas de tomar decisões dadas as demandas inseridas do contexto externo.
Ao longo do livro o desenho se apresenta como o estrategista é que liderava, sendo ele um individuo, ou o coletivo, fosse de forma cooperativa ou conflituosa. Nesse capitulo tem-se uma inversão, que o comando agora é absoluto pelo Ambiente.
O Ambiente é tratado como tudo que envolve externamente a organização. É o contexto dentro do qual uma organização está inserida. Sendo a organização parte de um sistema, ela interage e realiza transações na atmosfera na qual se insere. Isto faz com que tudo o que ocorre externamente no ambiente passe a influenciar internamente o que ocorre na organização.
É possivel considerar o ambiente como um sistema amplo, complexo, muitas vezes abstrato. Cada organização
As Premissas da Escola Ambiental são apresentadas em cinco modalidades:
1. Ambiente apresentado como um conjunto de forças gerais, é o agente central no processo de geração de