AN LISE CR TICA DO TEXTO
AUTORIZAÇÃO: DECRETO Nº92937/86, DOU 18.07.86 – RECONHECIMENTO: PORTARIA Nº909/95, DOU 01.08.95
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO – PROGRAD
Curso - Licenciatura em Educação Física
ANÁLISE CRÍTICA DO TEXTO
DISCIPLINA: Educação Física Escolar II
1. Título do texto:
O Movimento da Escola.
2. Referencia Bibliográfica do texto:
MATTOS, M. G.; NEIRA, M. G. Educação física infantil: construindo o movimento na escola. 4ª Ed. São Paulo: Phorte, 2003.
3. Idéia central do texto:
Educar os alunos pelo movimento.
4. Quais os argumentos (em tópicos):
Muito além de um olhar biológico ou fisiológico, o corpo que corre e cresce é o mesmo que sente, conhece e se expressa.
É importante um conhecimento mais profundo, afinal o “ser” biológico e fisiológico não está isolado do sentir, conhecer e expressar
Quando se trabalha com o todo busca-se sobremaneira que o aluno tenha o conhecimento de si; o conhecimento do meio e o conhecimento das relações com o meio ofertando a possibilidade de ser crítico, reflexivo e atuante na sociedade.
5. Aspectos de destaque:
É urgente uma educação que visa uma formação global do aluno. É de suma importância para os alunos que as aulas de educação física não sejam somente mera repetições de movimentos considerados muitas vezes como perfeitos e que na verdade não impregnam nenhum significado para eles. Assim, a educação pelo moimento deve predominar no chão da escola pois, possibilitará que os alunos participem com suas intervenções, construindo sua própria concepção de movimento, de espaço e de mundo.
6. Um questionamento/pergunta:
Quando as Escolas de Educação Infantil oferecerão aulas de Educação Física, aproveitando o rico repertório motor das crianças e formando-as como um todo?