Resumos das principais escolas de pensamento estratégico
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
RESUMOS
Feira de Santana
2012
RESUMOS
Trabalho apresentado ao curso de Administração da Unifacs – Universidade Salvador – Campus Feira, como requisito para avaliação parcial da disciplina Planejamento Estratégico.
Feira de Santana
2012
ESCOLA DO PODER Esta escola compreende a formulação da estratégia como um processo de negociação. Segundo Mintzberg, “A escola de poder abre o jogo e caracteriza a formação de estratégia como um processo aberto de influência, enfatizando o uso do poder e política para negociar estratégias favoráveis a determinados interesses”. Portanto, a formulação de estratégias é concebida como um processo político. Ainda segundo Mintzberg, “Se a formulação de estratégia pode ser um processo de planejamento e análise, cognição e aprendizado, também pode ser um processo de negociação e concessões entre indivíduos, grupos e coalizões”. Caracteristicamente, esta escola utiliza-se dos conhecimentos da Sociologia e da Ciência Política para compreender e lidar com as forças de poder que agem nas corporações.
ESCOLA CULTURAL A cultura está em tudo o que nos cerca, naquilo que bebemos, na música que ouvimos, na maneira pela qual nos comunicamos. É aquilo que é único a respeito da maneira pela qual fazemos todas essas coisas. Ela trata daquilo que diferencia uma organização de outra, uma nação de outra. Do ponto de vista da antropologia. A cultura foi descoberta em administração nos anos 80, graças ao sucesso das corporações japonesas. Elas pareciam fazer as coisas de maneiras diferentes das americanas e, ao mesmo tempo, imitando descaradamente a tecnologia dos Estados Unidos. A escola cultural compreende a formulação de