Escolas
Líder da Disciplina: Luiz Carlos Cruz
Professora: Rosely Gaeta
NOTA DE AULA – RESUMO: ESCOLAS DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO
As escolas do pensamento estratégico
1
Lembrar de ver no livro-texto e, EM ESPECIAL nas anotações de aula sobre os 5Ps da estratégia e as estratégias emergentes, deliberadas e executadas
Extensiva literatura sobre o pensamento estratégico já foi ordenada de diversas formas ao longo dos anos. Dentre todas, destaca-se o trabalho realizado por Henry Mintzberg, Bruce
Ahlstrand & Joseph Lampel: eles estudaram toda a literatura disponível e a categorizou por escolas do pensamento. Esta categorização é decorrente de seu entendimento de que é virtualmente impossível entender de forma completa o fenômeno da formulação estratégica.
Por isso, o pensamento estratégico pode ser analisado por partes, mas sua compreensão resultará, diferente da soma das partes analisadas individualmente.
Mintzberg, Ahlstrand e Lampel propõem que, ao se analisar a literatura existente, observam-se 10 pontos de vista distintos, a maioria dos quais aplicados na prática gerencial das organizações.
Características
• Cada ponto de vista, chamado de escola de pensamento estratégico, tem uma perspectiva única e destaca um aspecto importante do processo de formulação estratégica.
• Cada ponto de vista é, simultaneamente, estreito e exagerado, porém interessante e criterioso.
As escolas estão divididas em três grupos:
•
•
•
1
O primeiro grupo é o das escolas de natureza prescritiva, que estão mais preocupadas em como as estratégias devem ser formuladas do que em como são efetivamente formuladas. O grupo de escolas de natureza prescritiva é formado pelas escolas de design, planejamento e posicionamento.
O segundo grupo é composto por seis escolas de natureza descritiva. Elas consideram aspectos específicos do processo de formulação de estratégias e preocupam-se menos com a prescrição do comportamento