resumo escola do planejamento
ESCOLA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
INTRODUÇÃO
As mensagens centrais da escola de planejamento sintonizavam perfeitamente com toda a tendência em ensino de Administração e com a prática empresarial e governamental. A estratégia devia ser guiada por um quadro de planejadores altamente educados, uma parte de um departamento especializado de planejamento estratégico com acessos diretos aos executivos principais.
ORIGEM
A escola do planejamento tributário tem sua origem ao mesmo tempo da escola de Design, seu livro mais influente é o Corporate Strategy, de H Igor Ansofff, publicado em 1965, porém os destinos destas escolas seguiram caminhos bem diferentes, embora tenha crescido na década de 70, vários reveses prejudicaram-na enormemente.
O problema foi que, em termos quantitativos, esta literatura cresceu de forma acentuada, mas em termos em qualitativos, muito pouco.
O MODELO BÁSICO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Existem centenas de modelos diferentes de planejamento estratégico, porém a maior parte se reduz as mesmas idéias básicas: tome o modelo de SWOT, divida-o em etapas claramente delineadas, articule cada uma destas com muitas listas de verificação e técnicas e dê atenção especial à fixação de objetivos, no inicio, e à elaboração de orçamentos e planos operacionais, no final.
O ESTÁGIO DA FIXAÇÃO DE OBJETIVOS
Em vez de pensar a respeito de valores na escola do design, os proponentes da escola de planejamento desenvolveram procedimento para explicar e, sempre que possível, quantificar as metas da organização.
O ESTÁGIO DA AUDITORIA EXTERNA
Após estabelecidos os objetivos, os estágios seguintes são para avaliar as condições internas e externas da organização. Na visão da abordagem mais formalizada ao planejamento, podemos nomear estes como auditoriais. Um importante elemento da auditoria do ambiente externo é o conjunto de previsões feitas a respeito das condições futuras. Os