Resumo escola do planejamento
O planejamento estratégico originou-se ao mesmo tempo que a escola de design, na década de 70, a partir dos trabalhos de H. Igor Ansoff em Corporate Strategy de 1965; George Steiner com Top Management Planning de 1969, que separou o processo em etapas (premissas, desenvolvimento e implementação); Schendel e Hofer com Strategic Manegement de 1979; Peter Lorange, Akoff e Porter prestaram contribuições importantes para esta escola com a conceituação do planejamento estratégico aliado a alta administração e a administração estratégica como ciência reconhecidamente amadurecida. Era visto como algo moderno e progressivo para o qual os gerentes deveriam dedicar mais tempo. O planejamento estratégico deveria ser guiado por um departamento especializado, com acesso direto ao executivo principal e assim se formava a administração estratégica. Mas poucas pesquisas foram feitas para verificar como o planejamento funcionava na prática e os poucos estudos em profundidade eram feitos por pessoas ligadas a esta escola.
1 O MODELO BÁSICO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Existem centenas de modelos de planejamento estratégico e qualquer livro sobre o assunto possui um, mas a maioria tem as mesmas práticas. O modelo básico: tome o modelo SWOT, divida-o em etapas claramente delineadas, articule cada uma delas com listas de verificação e técnicas e dê atenção especial à fixação de objetivos no início e à elaboração de orçamentos e planos operacionais no final.
1.1 O estágio de fixação de objetivos
Os proponentes da escola de planejamento desenvolveram extensos procedimentos para explicar e quantificar as metas da organização. Eles ainda tentaram distinguir metas de estratégias, enquanto a escola do design raramente o fez. Valores ou metas, como qualquer defensor da escola do design pode dizer, são difíceis de formalizar, talvez por isso que grande parte do planejamento tenha