Atitude filosófica
- Perguntar o que é, ou seja , pergunta qual é a realidade e o significado de qualquer coisa.
- Perguntar como é, ou seja, a filosofia pergunta como é a estrutura ou sistema que constitui a realidade de algo.
- Perguntar por que é, ou seja, a filosofia indaga o por que do existente, qual é a origem ou causa de uma coisa. A atitude filosófica tem início nas indagações, com o desejo de conhecer uma coisa, uma ideia, um valor, um comportamento e o universo, a Filosofia precisa conhecer a capacidade de conhecer e pensar sobre nossa capacidade de pensar. A Filosofia pergunta-se a si mesma como “o que é pensar?”, “como é pensar?” e “por que há o pensar?” a Filosofia segue o oráculo de Delfos, busca o “Conhecer-te a ti mesmo”.
A reflexão filosófica A palavra “reflexão” é empregada na física para descrever a propagação de uma onda luminosa ou sonora onde retorna ao meio de onde partiu por ter encontrado um obstáculo. É exatamente por esse retorno que a palavra é conservada pela Filosofia, para significar o movimento de retorno a si mesmo. É a concentração da mente em que o pensamento volta-se para si mesmo para examinar, compreender e avaliar suas ideias, vontades e desejos. A reflexão filosófica organiza-se em torno de três questões:
- “Por que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos?”
- “O que queremos pensar quando pensamos, o que queremos dizer quando falamos e o que queremos fazer quando agimos?”
- “Para que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos?” A atitude filosófica tem como início a indagação de: “O que é?”, “Como é?” e “por que é?” dirigindo-se ao mundo que nos rodeia. Já a reflexão filosófica, ou o “Conhece-te a ti mesmo”, indaga o “Por quê”, “O quê” e “Para quê” e se dirige ao pensamento, á linguagem e á ação, ou seja, volta-se