Recursos humanos
Não é de total responsabilidade do setor de recursos humanos fazer um bom planejamento dos recursos necessários para as exigências operacionais da organização, mas sim em conjunto com os chefes de linha.
Com os resultados obtidos do planejamento das necessidades de recursos, a administração de recursos humanos (ARH) elabora a etapa de recrutamento com publicações em jornais, revista, rádios, panfletos, comunicados, placas, etc., com os requisitos mínimos exigidos para cada cargo a ser ocupado.
Este processo de recrutamento tem a finalidade de atrair os candidatos para um programa seletivo a critério da ARH de cada empresa, tais como entrevista, questionários, simulados, etc., que tem como principal objetivo selecionar o melhor dentre os melhores para fazer parte da organização e ocupar o cargo a que lhe é atribuído.
Com estudos feitos em bibliografias constatou-se que o planejamento, recrutamento e seleção fazem parte de um processo de aquisição de novos e ou remanejamento de recursos humanos para o atendimento das necessidades de cada setor dentro da empresa.
Com a globalização e um sistema capitalista extremamente competitivo a diferença de uma empresa a outra, são exatamente os recursos humanos que nela trabalham. Para isso a ARH tem a missão de maximizar a gestão de pessoas de maneira a obter resultados, tanto para a empresa como para o trabalhador superando as expectativas dos clientes, seja internos ou externos.
PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
Com estudos feitos em bibliografias a responsabilidade básica pela administração de RH (recursos humanos) cabe ao executivo máximo da organização. A partir de um ponto de vista mais amplo, cabe ao presidente a responsabilidade pela organização toda. Cabe também a presidência as decisões sobre a