Tecnologia da informação
O processo de implementação tem como objetivo único colocar o novo processo em funcionamento e em uso. O que confunde muita gente é que uma das partes do processo de implementação, é a implantação. Para se implementar com sucesso um novo processo, precisamos implantá-lo e depois criar cultura do uso desse novo processo.
2- Substitutiva: Essa modalidade visa desativar o processo antigo substituindo-o completamente pelo processo novo. É muito prática, mas deve ser utilizada com extrema cautela. Deve ser aplicada em conjunto com manuais e/ou treinamentos.
Paralela Parcial: Aqui realizamos a execução de uma unidade específica do processo paralelamente com a execução completa do processo antigo.
Paralela Total: Aqui executamos o processo novo completamente e em paralelo com a execução completa do processo antigo.
3- Sistemas ERP integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. As grandes empresas precisam deles para atuar dentro de padrões internacionais de gestão e auditoria.
4- De maneira geral podemos classificá-los como operacionais, táticos e estratégicos.
5- Segundo uma pesquisa Chaos e Unfinished Voyages (1995) os principais fatores críticos de sucesso para um projeto de implantação de um ERP são: envolvimento do usuário, apoio da direção, definição clara de necessidades, planejamento adequado, expectativas realistas, marcos intermediários, equipe competente, comprometimento, visão e objetivos claros, equipe dedicada, infraestrutura adequada e constante qualificação da equipe usuária.
6- Parametrização: é o processo de adequação de um sistema ERP a uma determinada empresa através da definição dos valores de parâmetros já disponibilizados no próprio sistema
Customização: é a modificação de um sistema ERP para que esse possa se adequar a uma determinada