TEcnologia da informação
Atualmente, uma das estratégias adotadas pelas empresas para aumentar sua produção, reduzir seus custos e se manterem competitivas no mercado passam pela Tecnologia da Informação. A competitividade atual tem forçado as organizações a buscarem e implantarem novos modelos de gestão que as auxiliem na conquista de novos mercados consumidores e, ainda, a permanência nestes. A Tecnologia da Informação é um recurso que, estando em sintonia com as necessidades e objetivos das empresas, possibilita maior eficiência e eficácia na produção de bens e serviços, evidenciando, assim, agilidade e qualidade no processo da tomada de decisão.
A velocidade de ocorrência das mudanças no ambiente competitivo pode estar associada a vários fatores, onde destacam-se o desenvolvimento tecnológico, a integração de mercados, o deslocamento da concorrência para o âmbito internacional, a redefinição do papel organizacional, além das alterações do perfil demográfico e dos hábitos dos consumidores. Tais mudanças têm exigido uma reestruturação das estratégias adotadas pelas organizações e uma capacidade contínua de inovação e adaptação, através dos Sistemas de Informação (SI) e da Tecnologia da Informação (TI).
O principal benefício que a tecnologia da informação traz para uma produção eficaz é a sua capacidade de melhorar a qualidade e a disponibilidade de informações e conhecimentos importantes para a empresa, seus clientes e fornecedores. Os sistemas de informação mais modernos oferecem às empresas oportunidades sem precedentes para a melhoria dos processos internos e dos serviços prestados ao consumidor final.
O uso da reengenharia de processos para direcionar os novos sistemas de informação proporciona um aumento significativo da satisfação dos clientes, e/ou a redução de custos, ao contrário das iniciativas que envolvem o uso de tecnologia apenas para fazer mais rápido o mesmo trabalho.
2. INTRODUÇÃO Tecnologia da Informação (TI) é a área de conhecimento