As 5 For As De Porter Aplicadas Ao E
Sexta, 24 Janeiro 2014 18:31
Escrito por Redação tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte
Publicado em E-commerce
Imprimir
Avalie este item
1
2
3
4
5
(1 Votar)
A 5 forças de Porter foram criadas em 1979 pelo professor da Harvard Businness School, Michael Eugene Porter e são recomendadas para verificar o grau de atratividade de um setor, definir a competitividade e também para complementar ações do planejamento estratégico
Criadas em 1979 pelo professor da Harvard Businness School, Michael Eugene Porter, as 5 Forças de Porter consistem numa técnica de análise de mercado. Elas são recomendadas para verificar o grau de atratividade de um setor, definir a competitividade e também servem para complementar ações do planejamento estratégico de empresas, grupos ou organizações.
Muita coisa mudou da década de 70 para cá e, mesmo assim, o modelo das 5 Forças de Porter continua sendo utilizado nas maiores empresas mundiais. Porém, fazê-lo de forma manual pode trazer informações imprecisas, superficiais e alto custo de tempo operacional frente ao volume de informações que o comércio eletrônico tem atualmente. Por isso, as ferramentas de monitoramento de mercado traduzem a evolução tecnológica que ocorre na administração empresarial.
Além de complementarem diversas técnicas de gestão, como o caso do esquema de Porter, estes softwares também aumentam a eficácia de procedimentos operacionais com menor custo financeiro e de tempo. A ferramenta WebPrice permite associar suas funcionalidades com a execução das Cinco Forças de Porter. Em tempo real, o processo leva em consideração informações de mercado, concorrência e produtos.
As 5 Forças se relacionam entre si e possuem diferentes graus de importância no processo, variando conforme cada campo de atuação de quem as desenvolve. O modelo que Porter criou é composto por quatro fatores externos e um interno que está ligado aos demais. São eles: ameaça