Inovar para vencer
Módulo: 3 – Modelos e Plano de Ação
Fórum: Inovar para vencer
Disciplina: Estratégia de Empresas
Diante de mercados cada vez mais competitivos e clientes cada vez mais exigentes as empresas deparam-se com grandes desafios para se destacarem e garantirem um crescimento sustentável.
Nesse novo milênio a proposta é inovar, introduzir em seus modelos de gestão novas filosofias, quebrar paradigmas, investirem e incentivarem fortemente a proatividade, criatividade e participação de seus colaboradores no processo de sua gestão estratégia competitiva.
Segundo Noel Tichy: O bem mais valioso neste novo milênio é o cérebro das pessoas e sua energia emocional. Este é um mundo de capital intelectual. Portanto, você precisa motivar as pessoas com uma visão empolgante, deve energizá-las e liderá-las. A maior parte do trabalho - e essa é uma tendência mundial - vai ser intelectual. A hierarquia rígida e a liderança tradicional vão falhar. Tem de haver uma liderança informal, baseada em ideias e valores. As companhias vencedoras serão as teaching organizations, empresas voltadas para o ensino. Learning organizations, voltadas para o aprendizado, serão insuficientes - você precisa pegar o conhecimento e ensiná-lo aos outros para desenvolver líderes em todos os níveis. Você só consegue fazer isso tendo o ponto de vista do professor, com ideias firmes sobre como a companhia vai ganhar dinheiro no mercado, com um conjunto de valores para energizar as pessoas em torno deles e um foco contínuo na energia emocional das pessoas. Esse é o mundo para o qual estamos caminhando.
O exemplo do Cirque Du Soleil demonstra claramente um posicionamento inovador e participativo que possibilitou transformar as oportunidades existentes em sucesso.
Criado em 1984 na cidade de Montreal, Canadá, através de um grupo de artistas que se juntaram para criar um espetáculo único que comporia a arte e talento de cada um de seus integrantes.
Estudaremos essa nova