Inovar para Vencer - Cirque du Soleil
Módulo: 03
Fórum: Inovar para Vencer
Título: Cirque du Soleil
Aluno: Rafael de Moura Abrao
Disciplina: Estratégia de Empresas
Turma: RJ21
Introdução
Fundado em 1984, o Cirque du Soleil é uma companhia reconhecida mundialmente por apresentar entretenimento artístico de alta qualidade. Com sede em Montreal, Canadá é o maior produtor teatral do mundo. De acordo com informações do próprio site, tem hoje mais de 5.000 empregados de 50 nacionalidades que falam 25 idiomas diferentes. Mais de 100 milhões de espectadores já assistiram a um espetáculo do Cirque du Soleil desde 1984 e só em 2013 foram perto de 15 milhões. Todo esse sucesso é graças à estratégia de diferenciação empregadas pela companhia.
Abaixo vamos apresentar como essa estratégia pode defender a companhia contra as 5 forças competitivas, a característica dessa estratégia competitiva aplicada e a importância da cadeia de valor para eficácia dessa estratégia.
Cinco forças competitivas
A estratégia de diferenciação aplicada pelo Cirque du Soleil, protege o grupo contra as 5 forças competitivas.
Por oferecer um serviço único, diferente e difícil de imitar devido à tecnologia criada a partir do próprio departamento de pesquisa e desenvolvimento e pelo treinamento dos artistas realizado também pela própria companhia, o Cirque du Soleil consegue se proteger da rivalidade da concorrência e cria barreira de entrada para novos concorrentes e produtos substitutos.
Pela singularidade do serviço oferecido, pela tradição do grupo e pela marca formada o cliente fica disposto a “pagar mais” (preço-premio) pelo serviço. Isso reduz o poder de barganha do cliente.
Também pela tradição e pelo desenvolvimento de tecnologias os fornecedores se tornam parceiros da companhia com objetivo comum de criar valor para os clientes no desenvolvimento dos serviços.
Estratégias competitivas
De acordo com Paulo Nunes (2008), na estratégia de diferenciação a empresa busca