Inovação dentro do contexto empresarial do Cirque du Soleil
Módulo: 3
Fórum: Inovar para vencer
Título: Inovação dentro do contexto empresarial do Cirque du Soleil
Aluno: RODRIGO BORGES DE ANDRADE SOUZA
Disciplina: Estratégia de Empresas
Turma: IBS00-UCI-BH01-T1
Introdução
O foco deste trabalho é mostrar a inovação dentro do contexto empresarial tendo como exemplo o Cirque du Soleil.
O Cirque du Soleil é uma empresa sediada Quebec e desde o seu alvorecer, em 1984 já se apresentou para 100 milhões de espectadores, formado em sua atualidade por 5.000 funcionários em todo o mundo que representam mais de 50 nacionalidades e falam 25 idiomas diferentes.
Cinco forças competitivas
O poder da concorrência
“A intensidade da rivalidade entre as empresas ajuda a determinar em que extensão o valor criado pela indústria será dissipado na luta das empresas pelo mercado.”
“Cirque du Soleil foi construída sobre valores e convicções profundas que repousam sobre uma base de audácia, a criatividade, a imaginação e ao nosso povo: a espinha dorsal do nosso sucesso. “
O Cirque du Soleil por tratar cada um de seus espetáculos como único e seus clientes de forma grandiosa faz disto uma característica única no seu negocio. Buscando a todo instante inovar com qualidade e em busca da satisfação a seus clientes demonstrando a alta performance da organização, impossibilitando a concorrência.
A ameaça de novos entrantes
“O conceito-chave na análise da ameaça dos novos entrantes é o conceito de barreiras à entrada.”
O Cirque du Soleil por se apresentar em um nível de qualidade e alto desempenho, fazendo um exemplo de inovação no ramo do entretenimento.
Com tanta criatividade em cada nova oportunidade de negócio o Cirque du Soleil cria obstáculos aos novos entrantes, pois para que estes cheguem a tal patamar terá que estudar todo o público, bem como possíveis erros na organização já que é referência no mercado em que atual no mundo.
A ameaça de produtos e serviços substitutos
“A