Estratégias para Promover a Inovação dentro do Contexto Empresarial, tendo como referencia o Cirque Du Soleil
Módulo: Modelos e Planos de Ação
Fórum: Tipo “B”
Título: Estratégias para Promover a Inovação dentro do Contexto Empresarial, tendo como referencia o Cirque Du Soleil
Aluno: Márcia Freire Mitrano
Disciplina: Estratégia de Empresas
Turma: RJ19
Introdução
A estratégia empresarial vem evoluindo ao longo do tempo, modificando e inovando suas técnicas, para obter diferencias visando sobreviver à concorrência no mercado.
Na busca por fazer mais com menos recursos, ganhos de eficiência em processos e aumento da competitividade, foi desenvolvido por Porter um modelo de análise estrutural, baseado na relação da empresa com seu meio ambiente, identificado em cinco forças competitivas.
Baseado na identificação das forças competitivas pode-se desenvolver estratégias de ação dentro da empresa, visando atender as necessidades dos clientes e obtendo vantagens em relação aos concorrentes.
Utilizando o caso do Cirque Du Soleil, veremos qual a estratégia utilizada por um grupo de artistas de rua para criar uma companhia que conquistou uma posição ÚNICA na indústria do entretenimento.
Cinco forças competitivas
As cinco forças competitivas são um modelo de análise que visa entender o ambiente competitivo e identificar ações e estratégias futuras a fim de se obter vantagens sustentáveis.
Analisaremos abaixo cada uma das cinco forças:
Rivalidade entre os concorrentes
Disputa por posições táticas envolvendo qualidade, preço, propaganda, novos produtos ou serviços, melhor distribuição.
O Cirque foge do conceito do circo tradicional, porém mantém a influencia do teatro mambembe, criando espetáculos com conceitos criativos e oferecendo serviços inovadores e diferenciados, se transformando num produto único e original. Podemos dizer que o Cirque é responsável pela reinvenção do conceito circense, dificultando a ação dos concorrentes;
Ameaça de entrada de novas empresas (entrantes)
Um novo concorrente gera novas condições.