Qualidade de Vida no Trabalho
Homo humanus, ele aparece como um todo cujos diferentes elementos estão intimamente interligados” (CHANLAT, 2009, p. 27, v.I).
De acordo com Chanlat (2009), o ser humano é um ser ativo e reflexivo, isto é, que pensa e age; de palavra, ou seja, é por meio da linguagem que se desvendam as condutas, ações e decisões, não podendo a comunicação humana nas organizações ser reduzida a simples transmissão de informações; de desejo, de pulsão e de relação, pois é através da relação com o outro que ele vê seu desejo e sua existência reconhecidos ou não, e um ser simbólico, porque é a representação afetiva que estabelece uma relação entre os homens, na relação de satisfações e de penas dos homens entre si, estando ainda inserido no espaço e no tempo de modo inseparável.
Limonge‐França (2009) destaca que toda pessoa é um complexo biopsicossocial, ou seja, tem potencialidades biológicas, psicológicas e sociais que respondem simultaneamente às condições de vida. A dimensão biológica envolve as características físicas, herdadas ou adquiridas, incluindo metabolismo, resistência e vulnerabilidades dos órgãos ou sistemas; a dimensão psicológica compreende os processos afetivos, emocionais e de raciocínio, conscientes ou inconscientes, que formam a personalidade de cada pessoa e a dimensão social