biologia
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/CAPES
Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD
Coordenação do Curso de Ciências Biológicas / EaD
Rua Olavo Bilac, 1148 – Centro Sul
CEP 64001-280 – Teresina PI
Site: www.uapi.ufpi.br DISCIPLINA: BIOLOGIA CELULAR
PROFESSOR: LEOMÁ ALBUQUERQUE MATOS
NOME:
Leilane Alves dos santos
PÓLO:
Gilbués
TUTOR À DISTÂNCIA:
Atividade 01
1. Esboce um comentário sobre a origem e evolução das células, amparado pelo conteúdo teórico.
Tudo começou quando o material inorgânico contido nos oceanos e lagos combinaram-se formando os primeiros compostos de carbono. Surgiram os aminoácidos e nucleotídeos que mais tarde deram origem às proteínas e ácidos nucléicos. Isto é chamado de síntese Prebiótica, uma síntese formada sem a presença de seres vivos.
Então, polímeros de aminoácidos e nucleotídeos se uniram formando inúmeras proteínas e ácidos nucléicos que foram englobados juntos a outras moléculas pela bicamada de fosfolipídios originando assim a primeira célula procarionte heterotrófica. Um exemplo clássico desse tipo de células são as nossas queridas bactérias.
2. “A primeira célula a surgir era procarionte e heterotrófica”, justifique esta afirmativa.
Esta primeira célula procariota formada, provavelmente era heterotrófica e anaeróbica, pois não havia oxigênio na atmosfera daquela época.
3. Relate a seqüência de eventos mais provável, desde a origem da vida (conforme a Teoria da Evolução Química) até o surgimento das células eucariontes.
Conforme tal teoria, a vida é produto de um processo de evolução química em que substâncias orgânicas se arranjam, formando moléculas orgânicas mais simples e essenciais (como carboidratos, aminoácidos, ácidos graxos, bases nitrogenadas, entre outros) e da reação entre essas moléculas mais simples começam a surgir moléculas mais complexas (como lipídios, proteínas, ácidos nucleicos e outros). Depois de combinadas, essas moléculas