CRM no Sistema Bancário
Anderson Rogério Lima da Rocha1, Felipe Alan Bezerra Lima1,
1Universidade Estácio de Sá – Faculdade Estácio de Sergipe
Aracaju – Sergipe - Brasil andersonrlrocha@gmail.com, felipealanbl@gmail.com
Abstract. This article discusses the use of CRM in the banking industry, with the definition of this technology, and its use and benefits, the importance of understanding customer needs and how the banks use them to generate new business and better able to meet their customers. Some examples of how financial institutions used, including the results achieved and their importance in the current market will be presented.
Resumo. Este artigo aborda o uso de CRM1 no sistema bancário, apresentando a definição desta tecnologia, qual a sua utilização e benefícios, a importância de compreender as necessidades dos clientes e como os bancos a utilizam para gerar novas oportunidades de negócios e poder conhecer melhor os seus clientes. Serão apresentados alguns exemplos de como as instituições financeiras utilizaram, quais os resultados alcançados e da sua importância no mercado atual.
1. Introdução
As empresas são constantemente forçadas a inovar em seus produtos e serviços, sempre exigindo mais da tecnologia para estar sempre um passo à frente de seus concorrentes. Porém essa “obsessão” por produtos e serviços melhores vem sendo dividida com outro ponto fundamental para as empresas: o cliente. As empresas começam a entender que não atender a expectativa de seus clientes pode ser crucial para motivá-lo a procurar outra que o faça. Um dos setores mais interessados em criar um bom relacionamento com o cliente é o setor bancário, que possui entidades reguladoras atuantes e que nos últimos anos aparecerem nas primeiras posições nas listas de reclamações junto a estes órgãos2.
A PaPSolutions3 afirma que programas de fidelização bem executados geram margens de lucros significativamente maiores, sendo assim, várias empresas já enxergam este caminho,