William eggleston biografia
Biografia
Nascido em 1939 (Memphis,Tennesse)
Um dos pioneiros na fotografia a cores como fine art;
Ao 18 anos começou por disparar preto-ebranco, acabando por experimentar cor a meio da década de 60;
Começou a trabalhar com a impressão em dye-transfer enquanto ensinava em
Harvard;
Embora a exposição do seu trabalho, no
MOMA (1976), não tenha sido a primeira exposição de fotografia a cores, foi a primeira exposição a cores de fine art em uma grande galeria e é, tida até aos dias de hoje, como o marco de viragem na aceitação da fotografia a cores como meio de produção artística.
Processo Dye Transfer
Lançado em 1946, pela Kodak, para substituir o processo Wash-Off Relief;
Destaca-se sobretudo pela saturação de cores e estabilidade face aos processos da época;
Descontinuado pela Kodak em '93 e foi utilizado até ao final da década de '90. No entanto, até aos dias de hoje algumas pessoas continuam a praticar este processo. Trabalho
O trabalho de William Eggleston centra-se no quotidiano, e na beleza inesperada daquilo que é banal; Assim é possível dizer, numa primeira análise, que as suas imagens possuem uma faceta documental “(...)and the best (answer) that I've come up with was life today(...)”, ao fotografar vários ícones do modo de vida norteamericano (os subúrbios e pequenas cidades dos EUA, bombas de gasolina, a estrada aberta, entre outros). Ainda assim, e apesar da aparente “naturalidade/leveza” das suas composições, algumas das suas imagens estão repletas de pormenores bem como linhas e sobreposições complexas.