Lubras
Perfil da Turma: Alunos de classe baixa/média com idade entre 13 e 15 anos, estudantes de uma escola pública da periferia de Campo Grande. Nesse grupo, uma aluna de 13 anos é surda.
Tema da Aula: “Inclusão e Preconceito: uma questão de Educação!”
Justificativa: Apresentar aos alunos a importância da inclusão para o desenvolvimento humano e a privação de conhecimento através do preconceito. Educar os alunos através da interação e do conhecimento de mundo de cada um para que a inclusão saia do diálogo social e rompa fronteiras no campo prático, começando pelas Escolas e salas de aulas; assim como dissipar todo e qualquer tipo de discriminação às diferenças, mostrando que o respeito é o caminho para o bem viver em sociedade.
Objetivos da Aula: Conscientizar os alunos da importância e necessidade da tolerância, conhecimento e respeito à diversidade, seja ela qual for, demonstrando, através de muita conversa e troca de experiências, que todos somos diferentes e singulares, porém dignos de respeito e direito à expressão própria e à vida. Desta forma a inclusão também é trabalhada, pois a falta dela é um tipo de discriminação, de preconceito. A Escola tem a responsabilidade de ensinar que tolher é discriminar, é excluir; e o momento é de inclusão, pois precisamos uns dos outros para nos desenvolver como seres humanos, como cidadãos, como seres vivos.
Conteúdo Previsto: Conhecimento acadêmico sobre os assuntos para embasamento das discussões no campo do senso comum, fundindo ambos conhecimentos que, através das trocas de experiências, envolverão a todos na dissipação do preconceito no exercício da inclusão social para o sucesso e vitória da vida e da Educação.
Procedimentos de Ensino: Envolver todo e qualquer tipo de experiência já vivida pelos participantes desse processo ensino-aprendizagem e que tenha incorrido em algum tipo de cessão de direitos, seja essa de exclusão