SISTEMA INFORMAÇÃO GERENCIAL
ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS
Curso - Recursos Humanos
Como o modelo das cinco forças competitivas de Porter ajuda as empresas a desenvolver estratégias competitivas usando sistemas de informação?
Rio de Janeiro
2014/2
Orientador:
Rio de Janeiro
2014/2
SUMÁRIO
Situação-problema, p. 4
Objetivo geral e específicos, p. 4
Relevância e delimitação do estudo, p. 4
Metodologia da pesquisa, p. 5
Referencial teórico, p. 5
Bibliografia, p. 13
Situação-problema As cinco forças de Porter alinhadas aos sistemas de informação estratégicos (SIE) contribuem significativamente para o aumento das vantagens competitivas da empresa. Para isso é necessário enfrentar algumas dificuldades como, por exemplo, a falta de treinamento dos funcionários e conhecimento para pôr em práticas as atividades corretas em busca da conhecimento para pôr em práticas as atividades corretas em busca da otimização dos processos. Os sistemas de informação contribuem substancialmente no aumento da competitividade empresarial. Com a utilização de novas práticas de negócio a empresa consegue inserir-se na nova economia de maneira efetiva.
Objetivo geral e específico
Objetivo Geral
Analisar as estratégias e forças competitivas de Michael Porter demonstrando a relação disso com o Sistema de Informação de empresas.
Objetivos Específicos
Verificar as forças competitivas e a aplicação de software de inteligência. Analisar a atuação das empresas na indústria em termos da forças competitiva ( cliente ).
Analisar as vantagens estratégicas.
Avaliar os desafios enfrentados pelo SI.
Relevância e delimitação do estudo Este estudo é sem dúvidas de suma importância para todos que trabalham ou que tenham empresas ou mesmo para quem