PONTE DE MACARRAO
O tema desta Atividade Pratica Supervisionada (APS) é a construção de uma ponte treliçada de macarrão, tipo espaguete.
A treliça é uma solução estrutural simples. Na teoria de projeto, os membros individuais de uma treliça simples são sujeitos somente a forças de tração e compressão e não a forças de flexão. Portanto, na maiorias da vezes, as vigas de uma ponte treliçada são delgadas. As treliças são compostas de várias pequenas vigas que juntas podem suportar uma grande quantidade de peso e vencer grandes distância. Na maioria dos casos, o projeto, construção e erguimento de uma ponte treliçada é relativamente simples. Contudo, uma vez instaladas, as treliças ocupam uma grande quantidade de espaço em relação ás pontes de vigas.
Como as pontes de vida, há as treliças simples e contínuas. O pequeno tamanho dos elementos individuais da treliça a tornam uma ponte ideal para lugares onde grandes partes e secções não podem ser transportados nem erguidos e onde grandes guindastes e equipamentos pesados não podem ser usados. Por causa que a treliça é inteiramente um esqueleto estrutural, a estada pode passar tanto por cima, como por dentro da treliça, permitindo um espaço livre embaixo da ponte, algo que não seria possível em outros tipos de pontes.
2. OBJETIVO DO PROJETO
O desafio do projeto é construir uma ponte que suporte o máximo de carga sem que ela ceda, obedecendo todas as normas impostas pelos professores.
E a ponte será confeccionada visando uma disputa com os demais grupos, será uma competição para ver qual ponte é a mais resistente.
O projeto tem o intuito de estimular a criatividade, a competitividade, a aplicação dos conhecimentos básicos de Física, Desenho, Estática e Resistência dos materiais para resolver os problemas de engenharia e tudo isso explorando o trabalho em equipe.
3. PASSOS PARA A CONSTRUÇÃO DA PONTE DE MACARRÃO
3.1 Material Utilizado
Para a confecção da ponte de macarrão, foram utilizados os seguintes