ponte de macarrao
O trabalho tem por objetivo a análise, o projeto e a construção de uma ponte de macarrão com treliças, sendo que esta será feita de espaguete número 7 e cola, de modo a suportar o maior peso possível.
FUNDAMENTOS:
A pesquisa e o estudo nos levaram a acreditar que a geometria com treliças, juntamente com base plana e firme seria a melhor forma para o entrelaçamento das estruturas, escolhendo para a construção a ponte do tipo viga, com tabuleiro inferior. Também foi realizado um estudo a cerca da melhor marca de macarrão a ser utilizada, visto que algumas marcas poderiam apresentar o ressecamento da ponte.
ONDE OS MATERIAIS UTILIZADOS FORAM:
*ESPAGUETE Nº 8
*COLA DO TIPO EPOXI
*COLA-QUENTE
*COLA DO TIPO DUREPOXI
*PINCEL
*LIXA
*RÉGUA
*TESOURA
*ESTILETE
*TRANSFERIDOR
*CALCULADORA
*PVC
CONSTRUÇÃO DA PONTE:
Contamos, medimos e cortamos os filetes de macarrão. Logo após separamos os filetes cortados conforme a sua colocação na ponte, com os filetes já separados colamos fazendo três tipos de peças, as que uniam 50 fios que no total foram 16, as com 100 fios que foram 10 e as com 150 fios que foram 9,totalizando 3150 filetes de macarrão espaguete de nº8.Lixamos cada uma das peças coladas para deixá-las uniforme, montamos a base composta por 8 peças de 150 filetes,5 peças de 100 filetes. Montamos a estrutura da ponte composta por 16 peças de 50 filetes, 8 peças de 150 filetes e 5 peças de 100 filetes, sempre unindo-as com os diversos tipos de cola utilizados, aguardamos até que secasse completamente.
CÁLCULOS DAS TENSÕES DOS PONTOS:
A realização de cálculos foi realizada achando o centro gravitacional, e as forças que seriam exercidas em cada parte da ponte, com esses cálculos podemos perceber que a região de maior estresse e de provável rompimento da ponte seria no centro desta, com isso foi projetado o modelo que melhor suportaria o peso. Características da Ponte:
Massa da ponte =1,515 KG
Massa Suportada = 9,5 KG