ponte de macarrao
Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BCT
Técnicas de Representação – 4° Período – 2° Semestre de 2011
Professores: Andrea Paula Ferreira Francisco José Cardoso
Técnicas de Representação:
Projeto Ponte de Macarrão
Gustavo Vasconcellos Alvim Ambrósio
Henrique Afonso Candido
José Tadeu Gouvêa Junior
Leandro Augusto Mancini Alves
Outubro/2012
Projeto Ponte de Macarrão
Objetivo
Elaborar projeto de uma ponte de macarrão, aplicando os conhecimentos adquiridos na disciplina técnicas de representação, em especial: desenho geométrico, normatização de desenho técnico e uso do sistema Qcad.
1. Introdução
O seguinte relatório propõe a análise e projeto de uma ponte treliçada de macarrão tipo espaguete. As treliças são conjuntos de elementos (neste caso macarrão) interligados entre si, formando triângulos com o intuito de formar uma estrutura rígida suportando uma alta carga sob sua estrutura. Por isso podemos observar sua utilização na prática em pontes, viadutos, coberturas, guindastes, torres, etc.
As pontes reais devem ter estruturas fortes que aguentem peso, ação dos ventos e variações de temperatura. A treliça é inteiramente um esqueleto estrutural, sendo que a estrada pode passar tanto por cima como por dentro da treliça, permitindo um espaço livre embaixo da ponte, algo que não seria possível em outros tipos de ponte.
Quando uma força é aplicada na estrutura, ela é direcionada a toda a ponte. Essas forças podem ser de compressão, pode ocorrer flambagem que é quando a peça sofre deformação devido à compressão axial. Ou podem ser de tensão, quando a força tende a esticar a estrutura.
Figura 1: Representação de compressão, flambagem e tensão.
Portanto a ponte deve ser projetada conforme normas específicas para que essas estruturas não se deformem facilmente.
No caso das pontes projetadas com