Onicomicose
Micose é o nome genérico de várias infecções causadas por fungos. Em condições favoráveis (como ambientes com muita umidade e calor excessivo), os fungos se reproduzem e podem dar origem a um processo infeccioso que, dependendo do fungo ou da região afectada, pode ser superficial ou profundo.
As infecções Fúngicas Superficiais são causadas por Dermatófitos, que são fungos que podem infectar epitélio queratinizado inviável, como o estrato córneo, unhas e cabelo, elas sintetizam queratinases que digerem queratina e fornecem sustento para os microrganismos. Uma infecção superficial causada por um dermatófito é denominada dermatofitose ou tinha.
Existem também as micoses profundas provocadas por outro tipo de fungo, que infectam alem da pele, os pulmões, o fígado, os rins, os ossos, o sistema nervoso e outros órgãos internos. A doença manifesta-se em forma de feridas. É importante identificá-la em seu estagio inicial enquanto a micose se encontra somente na pele. O diagnostico preciso evita que os fungos se espalhem para os órgãos internos do corpo que, se não forem tratados precocemente, podem apresentar sequelas como deformação e atrofia, comprometendo o organismo e levando ate mesmo a morte. Esses fungos vivem nas plantas, madeiras e solo.
Onicomicose (micose da unha) O que é?
A onicomicose é uma infecção que atinge as unhas e/ou leito subungueal, causada por fungos, muitas espécies podem causar esta infecção. As fontes de infecção podem ser o solo, animais, outras pessoas ou alicates e tesouras contaminados. As unhas mais comumente afetadas são as dos pés, pois o ambiente úmido, escuro e aquecido, encontrado dentro dos sapatos e tênis, favorece o seu crescimento. Além disso, a queratina, substância que forma as unhas, é o "alimento" dos fungos.
A onicomicose pode ser devida aos dermatófilos, as leveduras ou aos penicilios.
• Onicomicose de origem