Planejamento Estratégico de Porter
As 5 Forças se relacionam entre si e possuem diferentes graus de importância no processo, variando conforme cada campo de atuação de quem as desenvolve. O modelo que Porter criou é composto por quatro fatores externos e um interno que está ligado aos demais. São eles: ameaça de novos entrantes (concorrentes), ameaças de produtos substitutos, poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos clientes e rivalidade do mercado de atuação (concorrentes já atuantes).
Aplicação de softwares de inteligência no mercado online + 5 Forças de Porter
Muita coisa mudou da década de 70 para cá e, mesmo assim, o modelo das 5 Forças de Porter continua sendo utilizado nas maiores empresas mundiais. Porém, fazê-lo de forma manual pode trazer informações imprecisas, superficiais e alto custo de tempo operacional frente ao volume de informações que o comércio eletrônico tem atualmente.
Neste sentido, as ferramentas de monitoramento de mercado são bons exemplos da evolução tecnológica que ocorre na administração empresarial. Isto é, além de complementarem diversas técnicas de gestão, como o esquema de Porter, também aumentam a eficácia destes modelos com menor custo financeiro e de tempo. Abaixo, lista das 5 Forças e suas classificações associadas ao uso de softwares de Business Intelligence.
As 5 Forças de Porter aplicadas ao e-commerce
1. Rivalidade entre concorrentes (INTERNO)
Considerada a força mais importante no sistema de Porter, pois parte de princípios internos, leva em conta a atividade e agressividade dos concorrentes diretos que já estão atuando no mesmo segmento de mercado. Portanto, empresas que vendem um