artrite psoriática
ARTRITE PSORIÁSICA CLÁSSICA
Anderson Claiton
Brenda Candeira
Delma Borba
Juliana Keila
Samara Oliveira
Prof. Katiucha Rodrigues
Faculdade Metropolitana de Marabá - CEMAR
Bacharelado em Fisioterapia (Fis 72)-Fisioterapia em Reumatologia
16/04/2014
RESUMO
A mão é parte mais versátil do corpo humano permite agarrar e manipular os objetos. Essa capacidade é principalmente devido ao fato de o polegar e os restantes dos dedos se moverem independentemente e podem formar entre si uma verdadeira pinça. O conjunto de articulações do punho permitem todos os movimento, exceto a rotação, sendo assim, a artrologia do punho e da mão é constituída pelas articulações radiocárpicas ou do punho e pelas articulações da mão que se unem entre si os ossos do carpo e metacarpo. A Artrite Psoriásica evolui habitualmente por surtos e remissões. Os sintomas variam de ligeiros a extremamente incapacitantes, e no inicio pode ser de inicio súbito. São reconhecidos cinco subgrupos de artrite Psoriásica, mais existem algumas sobreposição entre esses grupos. A artrite Psoriásica afeta com maior frequência as articulações mais próximas das unhas, chamadas de articulações distais. Outros sítios habitualmente envolvidos são os punhos, joelhos, tornozelo, ombros, cotovelos, coluna lombar e pescoço. A idade mais frequente para os primeiros sintomas está entre 30 a 45 anos, sendo menos comum antes dos 20 e após os 50 anos e não tem predileção por sexo.
Palavras-chave: Artrite Psoriásica. Reabilitação. Fisioterapia.
1 INTRODUÇÃO
A mão e o punho se constituem de uma série de articulações delicadamente estruturadas e complexas, que integram quase a totalidade das atividades da vida cotidiana. (HOPPENFELD, 2008).
Embora a mão seja a porção mais móvel do membro superior, ela é, ao mesmo tempo, a menos protegida; visto ser extremamente vulnerável é grande a incidência de lesões que acometem.