artrite reumatóide
Artrite é um termo utilizado para descrever vários problemas dolorosos que afetam os ossos e as articulações. É comum o termo artrite ser erroneamente utilizado como sinônimo de reumatismo que é uma “doença imunológica”, diferentemente da artrite que é uma reação inflamatória inespecífica e multicausal. Existem mais de 200 tipos de artrite. Mas os mais comuns são: Artrite reumatoide, Espondilite anquilosante, Artrite gonocócica, Artrite Séptica, Artrite Gotosa, Artrite psoriática, Artrite reativa - Síndrome de Reiter, Esclerodermia, Lúpus eritematoso sistêmico (LES), e Osteoartrite. A maioria dos tipos de artrite não tem cura, mas podem ser amenizadas com tratamento especifico para cada tipo de doença, bem como boa alimentação e a movimentação das articulações, a pratica de exercícios físicos, principalmente a flexibilização das articulações atingidas, sempre com o acompanhamento de médico e fisioterapeuta.
ARTRITE REUMATOIDE A artrite reumatoide (AR) é uma doença sistêmica crônica. Por ser sistêmica, significa que ela pode afetar diversas partes do organismo, embora atinja principalmente as articulações; por ser crônica, não se consegue obter a sua cura, e sim o seu controle. A causa ainda é desconhecida, mas sabe-se que é autoimune, ou seja, os tecidos são atacados pelo próprio sistema imunológico do corpo.
A doença afeta entre 0,5% e 1% da população mundial adulta e cerca de três vezes mais mulheres do que homens. Um estudo de 2004 mostrou que a incidência da AR no Brasil é de 0,46%. Além disso, pessoas com histórico familiar de artrite reumatoide têm mais risco de desenvolvê-la, devido a uma maior predisposição genética. Os principais sintomas são: dor, inchaço, rigidez e inflamação nas membranas sinoviais e nas estruturas articulares. Com a progressão da doença – e se esta não for tratada adequadamente – os pacientes podem desenvolver incapacidade para a realização de