artrite reumatoide
ARTRITE REUMATOIDE: UMA PATOLOGIA ASSOCIADA À PERDA DE CAPACIDADES
São José dos Quatro Marcos/MT
2014
BEATRIZ LOPES NEVES
ARTRITE REUMATOIDE: UMA PATOLOGIA ASSOCIADA À PERDA DE CAPACIDADES
Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Enfermagem (2º Semestre), da Faculdade de Quatro Marcos – FQM, sob a orientação do Prof. Emerson Miler, como requisito avaliativo parcial (N1), à Disciplina de Metodologia do Trabalho Científico.
São José dos Quatro Marcos/MT
2014
Artrite Reumatóide Juvenil: Uma Patologia Associada à Perda de Capacidades
*Beatriz Lopes Neves.
Resumo:
A referida pesquisa deu-se devido ao fato de a doença ser caracterizada por alterações que limitam ou impossibilitam o portador nas atividades da vida diária, fazendo necessário o auxílio de terceiros para a sua realização, antes corriqueira, o que compromete a homeostasia fisiológica do organismo.
Palavras-chave: Inflamação. Sintomas. Incapacidades.
*Acadêmica do 2º Semestre de Enfermagem da Faculdade de Quatro Marcos- FQM.
1. Introdução:
A Artrite Reumatoide Juvenil (ARJ) é uma doença de etiologia desconhecida, caracterizada por artrite crônica em crianças e que, a exemplo de outras patologias do tecido conectivo, pode determinar além do quadro articular, manifestações dependentes de alterações em quase todos os órgãos e sistemas. Sua incidência varia de 2,6a 9,2 por 100.000,o que corresponde a 1 a 6%de todos os casos de artrite reumatoide.
2. Desenvolvimento:
A artrite reumatoide juvenil é uma inflamação persistente das articulações (artrite) semelhante à artrite reumatóide do adulto, mas que inicia antes dos 16 anos de idade. É afirmado por Figueira (2004) que “crianças com artrite reumatóide juvenil apresentam comprometimentos significativos do crescimento ponderoestrutural, quando comparados a