civil industrial
Extração de ADN da banana
06 de dezembro de 2013
Objetivo Nesta atividade experimental tínhamos como objetivo observar o ADN de frutos com materiais simples do dia a dia.
Informação Teórica O ADN das células eucarióticas localiza-se no núcleo. É a molécula portadora da informação genética, que se transmite de geração em geração. As células localizam-se nos cromossomas e o conjunto de todos os cromossomas de uma célula denomina-se cariótipo, e é este que caracteriza cada espécie.
ADN Células cromossomas cariótipo
O gene é um segmento de ADN que codifica a síntese de proteínas que deteminam as características dos seres vivos, ou seja, determina uma certa característica e esta manifesta-se. O conjunto de genes de um indivíduo denomina-se genoma e é diferente entre os seres vivos da mesma espécie.
Genes alelos - estão situados no mesmo local de cada cromossoma do mesmo par e determinam a mesma caraterística. Os genes podem ser heterozigóticos, quando contêm diferentes informações para a mesma caraterística, ou homozigótico, quando contêm as mesmas informações para a mesma caraterística.
O genótipo é o conjunto de genes que um organismo herdou dos seus progenitores e o fenótipo é a manifestação do genótipo.
Existem ainda, genes dominantes, que são aqueles que estando presentes se manifestam e genes recessivos, que são aqueles que só se manifestam em dose dupla.
Material
1 banana;
1 faca;
1 gobelé;
1 proveta;
Sal;
Álcool;
Detergente da loiça;
Água;
1 funil;
Vareta;
Filtro de café;
Almofariz.
Procedimento experimetal
1. Descascar e cortar a fruta;
2. Esmagar a banana no almofariz, até ser uma solução líquida;
3. Fazer a preparação de extração, juntando num gobelé 1/2 colher de café de sal, 1 colher de chá de detergente e 100ml de água;
4. Adicionar a polpa de fruta à preparação de extração, antes preparada;
5.